sábado, 27 de março de 2010

MAIS LEITURA!

Nesta história as crianças podem se divertir com formas geométricas e ainda compreender como é importante respeitar as diferenças.
Aproveitem!
CLIQUE AQUI: A HISTÓRIA DE UM QUADRADO

Novo Acordo Ortográfico: o Y e o W são vogais?



"Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso."

Fonte : revista Nova Escola

ZUMBI DOS PALMARES



Queridos alunos, em breve estaremos aprofundando os nossos estudos sobre a África, local onde será realizada a Copa do Mundo este ano.
Para vocês conhecerem um pouco mais desse tema, aqui tem uma história em quadrinhos muito legal. Saiba mais sobre
Zumbi dos Palmares. (<--- clique aqui)

Sugestão de leitura


Aqui você pode apreciar uma linda história sobre as diferenças. Clique no link abaixo e boa leitura!

Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado

terça-feira, 16 de março de 2010